Inês Ferreira Leite
Telef.: (+351) 211 319 684
Fax.: (+351) 211 349 298
E-mail: ifl@fa-associados.pt
________________________________________________________________________________________
Actividade Profissional
- Em 2017, consultora da Filipe Azoia & Associados, Sociedade de Advogados.
- Desde 2015, professora auxiliar na Faculdade de Direito de Lisboa.
- Desde 2007, membro-fundador e vogal da direcção do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
- Entre 2001 e 2015, assistente na Faculdade de Direito de Lisboa.
- Entre 2006 e 2009, assessora jurídica do Secretário Adjunto da Justiça do XVII Governo Constitucional.
- Entre 2001 e 2003, advogada estagiária na sociedade PLMJ, Sociedade de Advogados”
Publicações e Conferências
- Publicação de vários artigos na imprensa e em revistas especializadas nas áreas da sua actividade.
- 2017, Coordenadora científica do curso de pós-graduação em Direito Penal e Cinema, organizado pelo Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais em colaboração com o realizador Lauro António.
- 2016, Conferencista nas IV Jornadas de Direito Penal dos Açores, “Movimentos Atuais de Criminalização e de Descriminalização”.
- Desde 2015, membro do Conselho Redatorial da “Anatomia do Crime”, Revista de Ciências Jurídico-Criminais.
- Desde 2013, Docente no curso de pós-graduação sobre Direito da Medicina e Justiça Penal, organizado pelo Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais.
- Desde 2007, participação no Ciclo de Conferências do Mestrado em Biologia Humana e Ambiente do Centro de Biologia Ambiental da Faculdade de Ciências de Lisboa, sobre o tema: “A Base de Dados de perfis de A.D.N.: Limites para a investigação criminal e limites para a investigação científica?”.
- 2015, Docente no Centro de Estudos Judiciários.
- 2013, Docente no curso de pós-graduação de Direito da Comunicação Social, organizado pelo Instituto de Ciências Políticas e pela Entidade Reguladora da Comunicação Social.
- Entre 2008 e 2014, participou como Docente e Coordenadora em vários cursos de pós-graduação e conferências, organizados pelo Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais.
- 2009, participa no 2.º Congresso de Investigação Criminal, organizado pela Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal da Polícia Judiciária e pela Faculdade de Direito de Lisboa.
- 2007, Docente no curso de pós-graduação e de especialização em Ciências Jurídico-Urbanísticas e Ambientais, na Universidade de Direito de Lisboa.
- Entre 2007 e 2009, foi membro do Grupo de Trabalho para Reforma do Direito da Família.
- Entre 2006 e 2009, foi membro do Grupo de Trabalho Inter-ministerial para Protecção de Menores.
- Entre 2006 e 2007, foi membro do Conselho Consultivo da Unidade para a Reforma Penal.
Formação Académica
- Licenciatura em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2001.
- Mestrado em Ciências Jurídico-Criminais, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2006.
- Doutoramento em Ciências Jurídico-Políticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 2015.
Ordem e Associações Profissionais
- Desde 2015, Comentadora ocasional em programas informativos televisivos.
- Desde 2015, Cronista da Associação Feminista Capazes.
- Desde 2015, Membro da Associação Feminista Capazes.
- 2016, Cronista da Revista Cais (número especial).
Idiomas
- Inglês
- Francês
